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Bandas de Bollinger

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Descrição

As Bandas de Bollinger são ferramentas de análise técnica criadas por John Bollinger no início dos anos 80. Este indicador possui uma forte relação com a volatilidade, possibilitando, assim, a sua comparação com os níveis de preços num determinado período de tempo.

O maior objetivo das bandas Bollinger é fornecer uma ideia relativa de alto e baixo. Por definição, os preços são altos na linha (banda) superior e baixos na linha (banda) inferior.

As bandas Bollinger são constituídas por um conjunto de três curvas desenhadas em relação aos preços. Elas são traçadas a partir de uma determinada distância de uma média móvel.

A banda intermediária é uma medida de tendência intermediária, geralmente uma média móvel simples, que serve como base para as bandas inferiores e superiores.

O intervalo entre as bandas superiores, intermediárias e inferiores é determinado pela volatilidade, geralmente o desvio padrão da mesma data que foi utilizada pela média.

Assim, quanto maior a volatilidade de um ativo maior seu desvio padrão.

As Bandas de Bollinger consistem de:

– Bandas Bollinger Intermediárias sendo uma N-período média móvel simples;

– Bandas Bollinger Superiores sendo Bandas Bollinger Intermediárias + (K x N-período desvio padrão);

– Bandas Bollinger Inferiores = Bandas Bollinger Intermediárias – (K x N-período desvio padrão).

Valores típicos para K e N são 2 e 20, respectivamente.

O uso das Bandas de Bollinger variam muito entre os investidores. Dessa forma, alguns deles compram quando o preço toca a banda Bollinger inferior e vendem quando o preço toca a média móvel no centro das bandas.

Outros investidores compram quando o preço sobe acima da banda superior e o vendem quando o preço cai abaixo da banda inferior.

Frequentemente, quando as bandas de Bollinger se aproximam da média, o preço das ações de uma companhia sofrem consideráveis alterações. Assim, movimentos fora das bandas propõem a continuação da tendência.

Altas e baixas fora das bandas, seguidas de altas e baixas dentro das bandas propõem uma reversão de tendência.

Em fato, quando não há tendência definida, a regra é vender quando o preço ficar acima da banda superior e comprar quando o preço ficar abaixo da banda inferior.

Objetivo

O objetivo da Análise de Bollinger é para demonstrar uma definição relativa de altos e baixos do ativo.

Quando o preço está próximo da banda superior quer dizer que o preço está alto, e vice-versa. Esta análise permite chegar a decisões sistemáticas de compra e venda de ações.

 

Configuração da estratégia:

  • Parametrização dos dados do Indicador
    • Ativo para Analise (Vazio = Ativo do gráfico atual)
    • Período da Média Móvel
    • Deslocamento
    • Desvio Padrão
    • Aplicado ao Preço
    • Estratégia em uso
      • Toque na Banda
      • Fechamento do candle fora da banda
      • Máxima ou minima fora da banda fechando candle dentro da banda
  • Stop gain Alternativo
    • Centro da Banda de Bollinger
    • Banda oposta da Posição Aberta
  • Filtro de Amplitude das Bandas
    • Modo de Cálculo da amplitude
      • Em Pontos ou Centavos
      • Em Ticks (cada tick equivale a variação minima do ativo)
    • Usar filtro de Amplitude Máxima?
    • Amplitude Máxima das bandas
    • Usar filtro de Amplitude Minima?
    • Amplitude Minima das bandas

 

Nome Magic Ativo Tipo Taxa Acerto Fator Lucro R$ Média Mensal R$ Hoje R$ Mês Atual R$ Mês Anterior R$ 30 Dias R$ Histórico

Atenção: As estatísticas aqui apresentadas não são recomendação de compra e venda, e não garantem a rentabilidade futura, são exemplos de configurações que devem ser testados e validados antes da utilização em conta real.

Não garantimos nenhum tipo de rentabilidade e também não nos responsabilizamos pelo uso destes exemplos de configuração.

Obs: Lembramos que os pré-sets aqui apresentados são para exemplificar como configurar os robôs e não são sugestões de configurações para uso em contas reais, recomendamos que utilize nossos pré-sets como base inicial para estudo, analise e testes, e que efetue os ajustes que achar adequado a seu perfil.